sábado, 26 de novembro de 2016

E já é Quase Natal!... E as Bolachas para o Pai Natal

E que chegue então o dia, que se façam soar os guizos das renas, que no céu brilhe a estrela maior e mais brilhante, anunciando o nascimento do menino Jesus. Que se festeje este acontecimento e que ele viva presente no coração de cada um de nós. Que venha o frio, a chuva e até a neve até nós (para acentuar o gosto do Natal) e que fique para os fortes e para aqueles que o possam suportar e gostam dele. Que venham raios de sol e faça calor e o dia ou muitos outros dias possam ser diferentes para todos os seres que vagueiam pelas ruas e por lá ficam. Reunir e receber aqueles que nos tocam o coração em casas quentes pelas lareiras ou sem elas, só pelo calor humano e aconchego em família. Os cheiros a doces natalícios e a comida que se filtram pela casa e que a perfumam magicamente. Quero sentir outra vez, pelas minhas mãos o aveludado do musgo e o seu cheiro e recordar que em criança pelo Natal ia apanhá-lo e fazia o presépio todo com esta maravilha. Que ele me transporte até essa idade e me mostre toda a magia que vivi. E tanto mais...Natal.
 Pois cá por casa já estamos em modo Natal.
O espírito Natalício visitou-nos e ficou, com a alegria desta época.
A árvore de Natal já está toda engalanada, já brilha! Assim como o olhar das minhas gatas querendo dizer-me algo.
O presépio está feito e a sagrada família reunida com o menino Jesus nas palhinhas.
Velas serão acesas e darão calor, perfumarão a casa e iluminarão todos aqueles que já partiram e ajudarão outros que de momento não podem sorrir.

O meu Natal em família é assim e... mais umas coisinhas. 




E as Bolachas de manteiga para o pai Natal.
Saíram maravilhosas e com símbolos Natalícios bem giros.
Resta saber se é do agrado dele! HO HO HO!




domingo, 13 de novembro de 2016

Bolo de Banana, Laranja e Sementes de Papoila





Adoramos este bolo, pelo sabor e textura que ele apresenta.
É um bolo consistente e ao mesmo tempo húmido graças à laranja raspas e sumo dela e da banana. 
Para lhe dar graça juntei-lhe sementes de papoila que ao comer sentem-se ao trincar.
Portanto, é um bolo rico para esta altura do frio em que apetece ter como companhia um chá quente ou um bom café e deliciar-se com uma fatia deste bolo. 

Brevemente deixo aqui a receita deste bolo.





sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Cozido à Portuguesa


Desde que me casei, e já lá vão quase 25 anos...isto o que vou dizer será vergonha, mas o certo é, que só fiz, que me lembre duas, duas vezes cozido à Portuguesa, é verdade!
É que os hábitos alimentares eram outros e agora também já são outros mas mais saudável. Quer se queira ou não todos nós mudamos em alguma coisa em termos de alimentação, e eu bem sei disso.
Este cozido foi a pedido do meu marido que o fiz, era para ser um mini cozido, só para dois, pois os meus filhos não apreciam, mas acabou por sobrar bastante e andou  por aqui ainda uns dias.
Por muito que eu queira, por vezes fazer comer à conta para não sobrar, não sou capaz e acaba por vezes por ser demais, mais vezes do que aquelas que eu quero.
Mas tudo tem um final feliz e nada vai para o lixo. Com o caldo da cozedura das carnes, as couves e as carnes que sobraram e umas massinhas, ainda fiz uma boa e rica sopa que no final ainda soube a pouco.
Mas como a minha Mãe sempre diz: mais vale sobrar que faltar e nada se perde tudo se come de uma forma ou de outra.
Agora resta dizer que se eu fosse miúda este cozido eu não o comia. Mas agora, soube-me que nem ginjas!!!




Brownie de Chocolate

Ingredientes: 100gr chocolate culinário  3  Ovos Médios 150gr Açúcar amarelo 75gr Farinha com fermento 125gr Manteiga 2 ...