domingo, 24 de abril de 2016

Farofias Rápidas ( feitas no microondas )





Eu adoro Farofias, fazê-las já não tanto. Mas, desde que descobri que podia fazer no micro ondas, maravilha!! Mais rápido e sem sujar coisas demais. Eu tenho imensas vezes claras porque sobra de outros doces que faço em que só uso as gemas, depois congelo-as sem problemas e assim posso fazer este doce quando apetece e assim aproveitar claras.


Então é assim:

6 claras
6 colh.sopa rasas de açúcar branco

Para o creme:
1 saqueta de leite creme instantâneo.
Fazer o leite creme conforme a embalagem indica.
Eu uso só 4,5dl de leite e coloco uma casquinha de limão para dar sabor.

Preparação:

Bater as claras em castelo bem firmes e ir juntando enquanto bate,  o açúcar aos poucos.
Agora, num prato que possa ir ao micro ondas, faça 4 montes separados de claras batidas e leve ao micro ondas por 45segundos. Elas vão cozer e crescer o dobro. Repita o processo até esgotar as claras. Retire e coloque-as numa taça onde possa deitar depois por cima delas o creme, que seja o leite creme que fez seguindo as instruções da embalagem. No fim pode polvilhar ou não com canela em pó. Simples, rápido e proveitoso!


quarta-feira, 20 de abril de 2016

Broinhas de Mel, Limão e Azeite


Hoje foi dia de experiência. Nunca tinha feito estas broinhas e andava com vontade de fazê-las à tempos. Decidi que hoje iria então pôr a mão na massa por elas. Não sou muito de fazer este tipo de bolinhos e bolachas, acho... achava eu! Que não dava conta do "recado" e pensava: que trabalheira estar ali a amassar, moldar e levar ao forno e depois saírem todas uma desgraça, queimadas e imperfeitas! Não, não foi nada disso que aconteceu!!
A "coisa" até que saiu bem e sem qualquer problema! Na perfeição, quando tudo é feito com amor e paciência só pode resultar bem. E, aqui estão elas, acabadas de fazer e a piscar o olho!!!

Para fazer estas broinhas, vai precisar:

450 gr. de farinha sem fermento
150 gr. de açúcar amarelo
150 ml de mel
100 ml de azeite 
50 ml de vinho do Porto ou aguardente
1 ovo L + 1 gema para pincelar
1colh. sobremesa de fermento em pó
raspa de 2 limões 

Num alguidar juntar todos os ingredientes secos e misturá-los.
De seguida, junte os restantes ingredientes líquidos e comece a amassar tudo. Eu usei a batedeira eléctrica.
No final deixar a massa descansar por uns minutos. Moldar, com farinha para que não se cole a massa ás mãos, bolinhas  e achatá-las. Pincelar com a gema de ovo e levar ao forno (eu usei o forno eléctrico, foi mais rápido) até estarem lourinhas e cozidas. Deverão ficar assim, lindonas!!


sábado, 16 de abril de 2016

Trança Doce Recheada com Gila







Para além de fazer a bôla de carnes frias (fotos em baixo), faltava um doce! Gosto de fazer ao fim de semana algum bolo ou algo parecido para o pequeno almoço domingueiro, e então, saiu esta Trança doce recheada com Gila, uma maravilha!  

Para a massa:

500 gr. Farinha Trigo sem fermento
60 gr. de Açúcar
100 gr. Margarina derretida
1,5 dl de leite morno
1 cubo de Fermento Padeiro Fresco (desfeito no leite morno)
1 ovo L+ 1 Gema 
1 Cálice de Aguardente
Raspa de 1 Limão, canela a gosto.

Doce de Gila em fios para rechear a massa.

Num alguidar deitar a farinha e abrir um buraco onde se vai deitar os restantes ingredientes. Amassar bem até a massa ficar elástica. Deixar levedar a massa em local quente durante 1 hora.
Depois da massa levedada, polvilhar com farinha uma superfície para estender a massa, utilizando um rolo da massa tente fazer um rectângulo e corte com uma faca a massa em três tiras compridas. Coloque agora sobre cada tira o doce de Gila, barre o comprimento da massa e enrole cada tira, ficando o doce no seu interior. Agora, com as três tiras recheadas e com cuidado faça uma trança. Com a gema de ovo pincele toda a  trança e se quiser pode polvilhar com açúcar por cima dela. Leve ao forno até estar cozida e lourinha cerca de 30/35minutos dependendo de cada forno.
                             

Bôla de Carnes Frias em Trança





Sábado, da parte da tarde, passado na cozinha a fazer delícias para todos os gostos. Hoje apeteceu-me fazer esta Bôla de carne que levou: Paio do Lombo, Bacon, Queijo e Oregãos. O resultado é...
                                                                                                                                    

Receita:

500 gr. farinha sem fermento
1,5 dl de leite morno
1 dl de azeite 
2 ovos + 1 gema  para pincelar
1 cubo de fermento fresco de padeiro (desfeito no leite morno)
umas pedrinhas de sal

 Preparação:

Deitar a farinha numa taça larga e abrir um buraco onde se vai deitar aí todos os restantes ingredientes. Amassar até tudo estar ligado. Deixar levedar por 30m a 1 hora. Estender a massa  com o rolo e cortar em três tiras compridas. Rechear cada tira  e enrolar ficando o recheio no meio. Dar a forma de trança e pincelar com a gema batida toda a superfície. Levar ao forno até cozer e ficar lourinha.


domingo, 10 de abril de 2016

Pão de Ló de Limão


Adoro Limão, seja para temperar saladas, grelhados, carnes... e limonadas! Ai as limonadas, adoro, bem fresquinha! Uso-o em muita coisa mesmo. Hoje apeteceu me fazer este bolo de limão, um simples pão de ló bem aromático, e o cheirinho que ficou na cozinha, tão bom!
Este bolo recorda me o tempo em que eu era pequena, quando ele era feito pela minha Mãe, em que ela raspava muuuito limão para o fazer! Era simples, mas delicioso e hoje sou eu que o faço e assim mato estas boas saudades.     

Para fazer este bolo, precisa:

6 ovos (inteiros)

180 gr.Açúcar 

160 gr. de farinha de trigo

1 Colh. sobremesa de fermento em pó

raspa de 1 limão e o sumo do mesmo 


Preparação:

Numa taça deite o açúcar e os ovos. Com a batedeira eléctrica comece a bater estes 2 ingredientes até a mistura se tornar esbranquiçada, volumosa e fofa. De seguida junte a raspa, o sumo do limão e a farinha com o fermento peneirada. Incorpore bem sem bater a massa. Deite a massa numa forma redonda e leve ao forno a cozer a 180º durante 20/25 minutos. Para confirmar se o bolo está cozido use um palito.
Desenforme para um prato bonito e saboreia-o com um bom café ou chá. 

 


Salame de chocolate e café





Salame de chocolate, um dos poucos doces que o meu filho adora, mas, este é o favorito e eleito dele.
Faço-o por isso mais vezes e assim também pode levar para o lanche na escola.
Este ainda não foi testado por ele. E porquê? Porque, apesar de ser de chocolate como o habitual, desta vez adicionei-lhe um ingrediente surpresa!! O café. Também está delicioso com este novo aroma. Menos comum mas que fica bom, fica. Agora, aguardo a sua aprovação e espero que seja pela positiva porque por mim, está 5 Estrelas!

Para fazer esta receita, vai precisar:

1 Pacote de bolacha Maria 200gr. (eu costumo fazer sempre com 2 pacotes, rende mais. Este como era experiência por causa do café, foi feito só com um pacote) fazendo com 2, dobra a receita nas quantidades.

6 colh. sopa rasas de achocolatado em pó

1 Saqueta de café solúvel (2gr.)

1 Ovo (inteiro)

70 gr. Manteiga derretida

Papel vegetal OU de alumínio

Preparação:

Num pano de cozinha limpo, deite a bolacha. Dobre o pano,de forma a não deixar sair a bolacha quando partida e com a ajuda de um rolo da massa vá dando pancadas até a bolacha se "esfarelar" mas não completamente, reserve.

Numa taça, deite o achocolatado,o café, e a manteiga derretida, mexa com as varas de arame um pouco. De seguida, junte o ovo e mexa muito bem.
Agora e finalmente, deite as bolachas partidas e com a ajuda, agora, de uma colher de pau, deve envolver muito bem a mistura de chocolate e bolacha.

Deite o preparado na folha de papel vegetal ou alumínio e molde um rolo, aconchegue bem para que fique bem formado e compacto. Vai ao frigorífico até estar rijo e frio.
Corta-se em fatias e polvilha-se com açúcar.




quarta-feira, 6 de abril de 2016

Gratinado de Pescada


Ontem para o nosso jantar fiz este gratinado de pescada.

Já à tempos que o andava para fazer, mas, como existem alturas que apetece mais que outras ainda não o tinha feito. Mas, ontem foi o dia que apeteceu tudo, vontade de fazer, vontade de saborear e de comer também, e assim foi. Resultado saiu melhor que o esperado e é uma delícia.


Para fazer esta receita vai precisar:


1 embalagem de medalhões de pescada congelados (usei Mimos da Pescanova)

3 ovos L

1 Folha de louro

1 cebola grande cortada em meias luas

1 ou 2 dentes de alho picados

1 cenoura pequena ralada

1 pacote de batata frita palha

300 ml da água da cozedura da pescada

200 ml de leite

200 ml de natas

50 gr de farinha trigo

2 colh.sopa de manteiga

Azeite, salsa, noz moscada, pimenta e sal q.b 


Preparação:


Levar ao lume num tacho com água a pescada a cozer juntamente com os ovos e a folha de louro mais umas pedrinhas de sal. No final não esquecer de reservar os 300 ml. da água do peixe que vai servir para fazer o béchamel e assim ficar mais apetitoso. No final reserve o peixe, desfaça-o em lascas, descasque os ovos e corte-os em pedacinhos mas não muito pequenos, caso contrário depois desfazem-se muito.


Agora, hora de fazer o béchamel:


Numa tacinha dissolva a farinha com um pouco do leite. Tente que a mistura não fique com grumos se isso suceder não há problema, usa-se a farinha mágica, passa-se e está resolvido!

Num outro tacho deite o restante leite a água do peixe e tempere com noz moscada, manteiga e sal a gosto. Deite também a mistura de farinha e vá mexendo até engrossar. Reserve.


Num tacho largo leve a refogar a cebola e o alho picado em azeite. Depois de lourinha acrescente a cenoura ralada e envolva-a no refogado por uns segundos, até verificar que poderá estar cozinhada.

De seguida acrescente o peixe e os ovos a salsa picada e se apreciar e quiser junte pimenta a gosto, envolva tudo com cuidado. Deite agora também a batata palha e mexa tudo. No fim deite o molho béchamel e envolva o preparado com cuidado.

Numa tabuleiro de ir ao formo deite todo o preparado e alise. Deite por cima as natas e leve ao forno a gratinar até estar tostadinho.


No final, delicie-se. E...


 
O Snoopy é que sabe... e eu!

 
De acordo, completamente!

"O fazer nascer "coisas" boas para fazê-los felizes enche-me o coração, e assim eu sou feliz."
 Maria Garcez

Bolo de Aniversário de Chocolate e M&Ms



                                 
                    Parabéns a você e muitos anos de vida!!!

Este foi o bolo que eu fiz para a festa de aniversário do meu filho T. E este é o seu bolo preferido, de chocolate. Todos nós gostamos de chocolate, e quem não gosta? Poucos ou quase nenhuns, bem sei, mas que eles andam por aí, andam!

A decoração foi a que se vê, bem divertida e colorida. Quanto à textura é uma massa húmida e ao mesmo tempo leve, fofa e aromática. No seu interior também levou recheio de chocolate e estava, divinal!!!
 

As velas foram sopradas, desejo pedido pelo meu pequeno grande aniversariante e o bolo saboreado fatia a fatia!!

          

 

Bolo de Chantilly e Morangos


Nesta Páscoa, foram vários os doces na nossa mesa de Páscoa, ao qual não faltou este delicioso bolo que eu já andava com saudades de o fazer à muito tempo. 
Pela falta dos morangos já cheguei a fazê-lo num misto de 2 frutas, ananás numa metade e pêssego na outra metade, também fica muito bom assim. 
Como estamos na época dos morangos, foi então a escolha e daí ter saído este bolo fresco de morangos e chantilly.

Um bolo que não se come todos os dias.



Bacalhau com Natas e Camarão



Gosto bastante deste prato, mas poucas ou raras  vezes o faço. Não sei bem porquê, os meus filhos também não são grandes apreciadores e talvez pelo trabalho que dá ou por esquecimento de prepará-lo com mais frequência ou por ser um prato que deve ser feito em dias especíais e festivos, sim, é isso então!! 

E hoje foi o dia de prepará-lo! O almoço de Páscoa foi este belíssimo bacalhau (guloso) de natas com camarão, bem ao gosto de todos  e feita a vontade à minha mãe que andava sempre a falar que só gosta de bacalhau, mas, com natas!

Feito à sua vontade, mãe.



Folar De Enchidos e Azeitonas


Mais um!!

Desta vez de enchidos ou carnes como é mais comum e conhecido este folar, uma delícia!

 Este foi feito na Páscoa e com a ajuda da minha mãe, que o recheou generosamente.

Depois de finalizado e de cozidinho o resultado final foi este, lindo e saboroso, desapareceu em menos de nada!



Folar Doce na Forma





Este foi o meu primeiro folar doce que eu fiz (foto de cima)...o primeiro de muitos que entretanto foram feitos e saboreados, e que deliciosos e aromáticos que estavam.

Nunca tive muito jeito para fazer massas...deste género. Mas, meti mãos na massa e não é que deu certo?! Afinal não me saí nada mal e ainda bem porque detesto deitar coisas fora por lhes dar mau uso, mas, isso não aconteceu, ufa!!

A foto de baixo, é o folar em trança. Foi feito nesta Páscoa (27/3/2016) Tão bom!

Ingredientes:

500 gr.Farinha
100 gr. Açúcar (usei amarelo)
100 gr. Manteiga ou Vaqueiro para bolos
1,5 dl. Leite morno
1 ovo + 1 gema para pincelar
1 cubo de fermento fresco de padeiro ou uma saqueta em pó
Limão raspa q.b
Canela em pó q.b

Preparação:

Na taça da batedeira, colocar todos os ingredientes.
Amornar o leite e desfazer o cubo de fermento no leite.
Juntar agora aos restantes ingredientes e começar a amassar.
Deixar a massa levedar por meia hora.
Moldar a massa da forma que se quiser. Eu dividi em três partes iguais, e fiz uma trança que depois coloquei numa forma sem buraco de bolo.
Pincelar com gema de ovo. Se quiser poderá colocar açúcar por cima.
Vai ao forno a 180º graus por 30 a 40 minutos ou até ela estar lourinha.



Brownie de Chocolate

Ingredientes: 100gr chocolate culinário  3  Ovos Médios 150gr Açúcar amarelo 75gr Farinha com fermento 125gr Manteiga 2 ...