sábado, 8 de outubro de 2016

Sabe o que isto é?



Sim, alguém sabe o que é, conhece ou também tem este "bichinho"?

Este é o meu produtor de iogurte. Uns chamam-lhe flor do iogurte outros pelo nome próprio, Kefír.

Eu em miúda lembro-me de ir lá para casa dos meus pais um " bichinho" destes, veio do Brasil e era "moda" o seu consumo, pode-se dizer que muitas das pessoas que eu conhecia, tinham e diziam ser óptimo para a saúde.
O certo, é que isto passava-me ao lado e não apreciava nada o sabor disto.

Hoje, sei que em tempos tive um "tesouro" em mãos e não lhe dava o devido valor!

Passaram-se muitos anos, e hoje em dia fui eu que o procurei e faço "cultura" do mesmo, gosto particularmente de cuidar dele, pois ele com o tempo vai multiplicando-se. Depois, há que separar o Kefír e retirar o iogurte que ele produziu, isso faz-se com um peneira ou passador de rede plástica e uma colher de plástico também, porquê? Porque uns dizem que tocando no Kefír com algo de metal, que o "mata" e aí ele deixará de produzir o iogurte que ele faz. Outros, dizem que o fazem usando utensílios de metal e que nada lhe acontece. Eu faço a colheita com utensílios de plástico, pelo sim pelo não, é mais seguro!

Depois de ficar com o iogurte de Kefír obtido, pode consumir, adoçado com açúcar, com fruta fresca ou doce, pois trata-se de um iogurte natural probiótico, pode usá-lo também nos cereais em substituição do leite ou para fazer bolos.

O meu tenho-o desde Junho deste ano e já cresceu o quadruplo ou mais! Quando me foi doado foram apenas uns grãozinhos muito pequenos e agora tenho esta quantidade que se vê nas fotos. 

Sempre que se faz a colheita e separação do Kefír e do iogurte obtido, deve-se sempre acrescentar depois, uma porção que se veja ser útil de leite aos grãos ( eu uso leite meio gordo ) para voltar a ter novamente e obter iogurte, e para que os grãos de Kefír se multipliquem.

Para obter mais informação acerca do Kefír, pode encontrar aqui :  http://ameliacomvaidade.com/2013/05/o-kefir-de-cada-dia-o-que-e-como-ter-e.html
 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Brownie de Chocolate

Ingredientes: 100gr chocolate culinário  3  Ovos Médios 150gr Açúcar amarelo 75gr Farinha com fermento 125gr Manteiga 2 ...